Inicio / Mensagem da Direção 2017

Mensagem da Direção 2017

 

A Universidade é tradicionalmente associada a um grande, único e exclusivo objetivo, o de obter um grau académico. Porém, esta perspetiva, não deve ser o único motivo e orientação da nossa atuação.

Para nós, a universidade, para além de ser uma escola de formação académica e profissional deve ser acima de tudo, a principal escola para a cidadania, que vise desenvolver no aluno as suas diferentes componentes humanas. É por isso, que não nos conformamos com a ideia de que a vida académica começa e acaba dentro da sala de aula.

A experiência universitária deve ser um constante processo de enriquecimento pessoal que culmine com a evolução transversal do aluno, no panorama intelectual, cultural, desportivo, social e politico. Cabe-nos a nós, comunidade educativa, trabalhar neste sentido, o de ajudar e apoiar o aluno a desenvolver-se.

A nossa escola, a mais prestigiada escola de direito do país, a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, todos temos um carinho especial, por aquela que é a nossa segunda casa!
Para mim, e para a maioria dos meus colegas, a escolha por esta faculdade foi natural. Porque para além de um excelente e prestigiado corpo de docentes, há um factor decisivo o da qualidade da formação académica, que se traduz numa excelente preparação para ingressar no mercado de trabalho nas diferentes profissões que os nossos cursos permitem.

A AE FDUCP, sendo uma das mais importantes e prestigiadas Associações de Estudantes de Direito a nível nacional, coloca permanentemente sob os ombros dos seus dirigentes, o peso da responsabilidade de representar os seus exigentes associados e de ter uma conduta condizente com o seu papel na história do associativismo jovem.

Para nós a AE deve ser a principal defensora dos interesses dos alunos e a principal aliada neste longo caminho que vai definir a vida de cada um dos seus associados. Este é o nosso compromisso, concretizado num projeto e executado por uma equipa, capaz de concretizar o principal objetivo da AE, o de trabalhar em prol dos estudantes.
Apresentamos por isso um conjunto de propostas que definem quais são os nossos objetivos e quais são as melhores formas de os alcançar, tendo sempre presente que não será uma tarefa fácil, mas nunca esquecendo que trabalhando lado a lado com os alunos e docentes, será seguramente menos difícil.

Por último,  recordo as palavras de Agostinho da Silva, filósofo português que dizia: “Toda a Grande Obra Supõe um Sacrifício; e no próprio sacrifício se encontra a mais bela e a mais valiosa das recompensas”.

Saudações académicas,

Álvaro Couto Pereira

(Presidente da Direção da AEFDUCP)

Ir para a barra de ferramentas